terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Windows XP não morre cedo

Windows XP não morre cedo /
Windows XP não morre cedo

SÃO PAULO – Embora tenha imposto a data limite de 31 de janeiro, a Microsoft anunciou que vai oferecer licenças do Windows XP a empresas de hardware até 30 de maio de 2009.

O adiamento aconteceu devido à preferência dos consumidores pelo XP, e a fraca aceitação em relação ao Windows Vista - apesar da companhia alegar que as vendas andam boas.

A idéia inicial da Microsoft era remover o Windows XP das prateleiras em 30 de janeiro de 2008 e abrir espaço para o Vista, no mercado desde o início de 2007, mas o projeto fracassou.

Agora, os revendedores podem fazer suas encomendas até 31 de janeiro e receberão a entrega até 30 de maio de 2009, sem um prazo estimado por localidade.

A companhia fundada por Bill Gates terá que suar a camisa para recuperar o domínio do mercado e superar a fraca aceitação do Vista por usuários caseiros.

De acordo com uma pesquisa feita pela Net Applications, pela primeira vez em quase vinte anos, o Windows tem menos de 90% de usuários totais: os sistemas operacionais da Microsoft foram utilizados por 89,6% do mercado, no mês de novembro.

O Windows 7, a próxima aposta da Microsoft, quer pegar os usuários do XP que não sentem necessidade de migrar para o Vista. Entre os recursos responsáveis por isso, estão um sistema de boot rápido e o Surface.

A previsão é que o Windows 7 completo chegue às lojas entre o final de 2009 e o começo de 2010.

domingo, 21 de dezembro de 2008

A melhor versão para estudar Linux


Sinceramente, depende muito qual é o proposito. Se pretende tirar certificação é melhor ir pelas recomendadas. Para LPI teoricamente qualquer distribuição deveria servir, por se tratar de uma prova que respeita o LSB (Linux Standard Base). Mas na maioria dos treinamentos por aí você acaba usando Debian. Para certificações da Red Hat e SuSE, use as respectivas. Elas são encontradas em Data Centers e pequenas empresas que prestam serviços. Agora, se pretende aprender a configurar quase tudo na mão, use Slackware. Se quer aprender a fazer tunning de compilação, recomendo a Gentoo. É bom aprender a usar o Ubuntu também, não só por ser uma mainstream, mas por ter algumas melhorias em relação as outras. Para dispositivos portáteis (minilaptops/tablets/etc), recomendo dar uma olhada em um Ubuntu+Moblin.



Referências:
http://www.linuxfoundation.org/en/LSB
http://www.lpibrasil.com.br/
https://www.redhat.com/training/
http://www.novell.com/training/